9º Festival de Folclore em Braga, organizado pelo Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães

Celebre a Diversidade Cultural no Coração de Braga neste Evento Imperdível de Folclore

9º Festival de Folclore em Braga - Organização Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães

No Mosteiro de Tibães na encantadora cidade de Braga, está prestes a acontecer um evento para os amantes da tradição e da cultura folclórica: o 9º Festival de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães.


Este festival, agendado para o dia 16 de junho, promete uma jornada repleta de emoção, música e dança, proporcionando uma verdadeira viagem pelas tradições folclóricas portuguesas. 

Não perca a oportunidade de vivenciar a riqueza da cultura que será exposta pelos diferentes participantes no festival. Esta celebração única da cultura portuguesa irá reunir participantes de várias zonas do país para compartilhar a sua paixão pela tradição e pela música. 

Venha fazer parte deste festival especial e proporcionar aos seus filhos uma experiência única de imersão na cultura portuguesa. Este evento, será uma oportunidade imperdível para as famílias se reunirem e compartilharem a riqueza das tradições folclóricas do país e visitar o Mosteiro de Tibães. 

Mais do que um festival de dança, é um festival de transmissão de cultura, onde as famílias poderão vivenciar a magia da música, dança e costumes antigos, enquanto se conectam com as raízes culturais de Portugal, proporcionando uma experiência enriquecedora que celebra a tradição e a inovação, unindo várias gerações em torno de uma herança cultural única.

Traga seus filhos para participarem desta celebração única e criar memórias inesquecíveis, entrada é livre.

📅 Agende já na sua Agenda! 📅


Habilite-se a passar o dia com todos estes Ranchos e grupos folclóricos. 

Ganhe 4 almoços  para o 9º Festival de Folclore, para isso:

1- siga a página do Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães,

2- partilhe a publicação do festival,

3- identifique 2 amigos em comentário nesta publicação do festival.

No dia 13 de junho vão ser sorteados os 4 almoços para quem  fizer todos os passos anteriores.


Explore a Riqueza do Folclore Português no Mosteiro de Tibães em Braga

O ponto alto do festival será o desfile folclórico, com início às 15:30, onde grupos participantes de várias regiões de Portugal desfilarão até ao Mosteiro de Tibães, exibindo os trajes tradicionais, os cânticos e danças que fazem parte do seu património cultural.

A partir das 16:00, o palco estará preparado para receber o espetáculo principal: o Festival Folclórico. Neste momento único, os grupos participantes irão apresentar performances emocionantes, demonstrando a diversidade e a riqueza das tradições folclóricas.

Cada grupo trará consigo não apenas os trajes tradicionais, cânticos e danças  característicos de suas regiões, mas também uma parte importante da história e identidade cultural de Portugal. 

A diversidade de expressões artísticas e tradições folclóricas presentes no festival irá proporcionar aos espectadores uma experiência enriquecedora e emocionante, revelando a beleza e a autenticidade das manifestações culturais do país. 

Será uma oportunidade única para celebrar e apreciar a herança cultural que une e distingue as diferentes regiões de Portugal.

O Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães tem o prazer de receber grupos prestigiados, como:

  • O Rancho Folclórico do Mosteiro (Vieira do Minho), 
  • A Ronda de Vila Chã (Esposende),
  • O Rancho Folclórico da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lordosa (Viseu),
  • O Grupo Etnográfico do Orfeão do Porto (Porto).

O Rancho Folclórico do Mosteiro (Vieira do Minho)


https://www.facebook.com/ranchofolcloricodomosteiro/

O Grupo Recreativo e Folclórico do Mosteiro, foi fundado em 8 de Dezembro de 1977.Inicialmente, composto por meia dúzia de jovens, que pontualmente faziam pequenas peças de teatro no salão paroquial e tendo gosto pela música e danças tradicionais resolvem então formar um Rancho Folclórico.Rapidamente cresceu, já que o gosto pela dança e cantares era grande nas gentes do Mosteiro, e consegue mesmo seduzir outros jovens de Freguesias vizinhas a fazerem parte desse projeto.Em 23 de Novembro de 1979 tornou-se Associação Cultural, e em pouco espaço de tempo tornou-se um rancho conhecido, conceituado e respeitado dentro e fora do concelho de Vieira do Minho, praticamente em todo o país. O Grupo Recreativo e Folclórico do Mosteiro, além de participar em festas e romarias, participou também em dezenas de festivais folclóricos por esse país fora, sempre na procura de bem mostrar os trajes, usos e costumes da região do baixo Minho.Tendo como expoente máximo as várias participações no Piquenicao (festival de folclore organizado pela R.D.P) que juntava cerca de quatro dezenas de ranchos folclóricos de todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira. Durante três dias.

Desde então o Rancho Folclórico do Mosteiro manteve-se sempre ativo, como qualquer outro grupo teve e tem os seus altos e baixos, mas sempre com a força de nunca baixar os braços e levar este barco a bom porto.O nosso rancho é constituído por várias faixas etárias, só para terem uma ideia o elemento mais velhoé uma cantadeira lindíssima com 76 anos e o elemento mais novo é uma bebé de apenas 2 anos que embora não participe nas danças já se nota que tem ADN de rancheira e já faz parte da nossa família 

Atualmente o é constituído por 35 a 45 elementos, que graças a esta vontade de regressar a normalidade, graças ao espírito de grupo onde temos como objetivo principal levar a todos os amantes do folclóre as nossas raízes e tradições sempre com companheirismo, espírito de cooperação e de trabalho em equipa para que tudo corra pelo melhor...

A Ronda de Vila Chã (Esposende)


https://www.facebook.com/p/RONDA-De-VILA-CHÃ-100030929187206/

Tradicionalmente, a Ronda de Vila Chã tem existência mais que centenaria, embora em anos afastados, para là de 1930, não estivesse organiza da em moldes regulamentares, o que sucedia a todos aqueles que dançavam e cantavam por Portugal além. 

A Ronda detem um variado leque de danças e cantigas tradicionais de qualidade superior, que progressivamente tem vindo a ser utilizadas por outros grupos tipicos nacionais. 

A Ronda possui um curriculum invejavel tanto no pais como estranjeiro, graças as suas melodiosas músicas, cantigas alegres e uma natural vivacidade nas suas danças, o que a torna um dos representantes indispensaveis do folclore português. 

A Ronda representa por intereiro a folclore, a alegria de viver e o espirito de entre-ajuda das gentes de Vila Chã, como é disso testemunho os movimentados serões de fiadeira, das dobadas, assedar dos linhos, desfolhadas, etc... 

A freguesia de Vila Chã além da sua tipicidade e do seu aspecto historico-archeologico, possui locais de rara beleza paisagistica. O monte de S. Lourenço é um desses locais; miradouro com vista para o Atlântico, que permite a visão da orla costeira da cidade de Esposende e cidades Vizinhas.

O Rancho Folclórico da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lordosa (Viseu)


O Rancho Folclórico da Associação C. D. R. de Lordosa, foi fundado em 1993, por Maria da Conceição da Costa Teixeira, Presidente da Acção Católica Rural da Freguesia de Lordosa, Diocese de Viseu.

Situa-se em Lordosa, Freguesia e Distrito e Concelho de Viseu, que dista cerca de 9Km da Cidade Viriato.

Tem as suas raízes numa Freguesia Rural, por isso o seu folclore tem como base as e Cultura de pessoas ligadas á agricultura, por isso as suas danças e cantares têm como raiz fundamental as lides ligadas ao campo como: as ceifas, as malhas, as desfolhadas, a arranca do linho, os trabalhos comunitários, as Festas e Romarias.

Os seus trajes respeitam com rigor as raízes que lhe deram o nome: o do lavrador, o do pobre, o do rico, o domingueiro, o das Festas e Romarias, e o das lides do campo.

As suas danças e cantares e os seus trajes tradicionais, são característicos da Região Beirã. É composto por cerca de 45 elementos.

Teve a sua estreia, nas Jornadas Culturais integradas no Ano Internacional da Família, promovida pela Acção Católica Diocesana de Viseu no dia 06 -06- 1993 em Aveiro. Desde esta data nunca mais parou e durante vários anos tem actuado em Festas e Romarias em Festivais Nacionais de Norte a Sul do País incluindo a Feira Franca de S. Mateus de Viseu.

Foi criado para salvaguardar as Tradição dos nossos Antepassados que não queremos deixar na gaveta os usos e costumes dos nossos “Avós” e manter bem vivo a “TRADIÇÃO”.

O Grupo Etnográfico do Orfeão do Porto (Porto) 


https://www.facebook.com/geop.orfeaodoporto

O Grupo Etnográfico do Orfeão do Porto foi criado no 71º aniversário desta coletividade(1910), em 1981, com o intuito de divulgar e representar o Distrito do Porto (18 concelhos) rico de manifestações folclóricas e etnográficas.

Desde a sua formação o grupo tem percorrido o nosso país de Norte a Sul entrando em diversos festivais Nacionais, variadas Romarias populares entre outras organizações.

Organiza também o seu Festival de Folclore Nacional em Junho ou Julho, onde tem tido a presença dos mais variados grupos do Folclore Português.

Organizou pela 1ª vez em 2012 um festival Ibérico.

Também deixou a sua marca pela Europa fora, nomeadamente em 1984 "El Grove-Pontevedra", onde voltou em 1989, sendo eleito "Presidente do Comité de Honra da Irmandade Marisqueira"; Em 1986 em Paderborn(Alemanha); 1988 em Lyon(França); 1990 em Zelhem(Holanda) onde voltou em 2005; 1992 em Ruulo(Holanda);1993 em Bilan(França); 1995 em Murcia(Espanha) e em 1998 em Oddorn(Holanda).

Realça-se ainda a presença na RTP por diversas vezes, nomeadamente no programa "Praça da Alegria".

As organizações do grupo não se limitam só ao Folclore, pois passam também pelo cantar das Janeiras e a participação nas Rusgas S. Joaninas, onde se destaca um 1º lugar em 2001 pela Rusga de Santo Ildefonso, da cidade do Porto.

Em novembro de 2014 o Grupo Etnográfico participou na "Viagem" de Filipa Francisco no Teatro Rivoli(Porto), que mistura folclore com dança contemporania.

Grupo constituido por cerca de 40 elementos, entre tocadores, cantadores e dançadores com o objetivo comum da representatividade do Folclore do distrito do Porto, apresentando assim os mais variados trajes e danças do Douro Litoral.


Junte-se a nós no dia 16 de junho às 15:30 horas, no Mosteiro de Tibães em Braga, para celebrar a tradição, a cultura, a música e a dança no 9º Festival de Folclore, prometemos uma tarde verdadeiramente memorável.


Venha reviver as tradições e a cultura dos nossos antepassados, mergulhando numa experiência enriquecedora e memorável.

Para mais informações sobre o o Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães, visite o nosso website em https://www.ranchosegrupos.com/rancho-grupo-folclorico-s-martinho-tibaes. Para não perder este Festival de Folclore agende o evento diretamente no seu telemóvel  através deste link: agende já na sua agenda!.

Estamos ansiosos para recebê-lo nesta festa inesquecível do folclore Português!

#FestivaldeFolclore #Braga #GrupoFolclóricodeS.MartinhoTibães #TradiçãoPortuguesa


Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães Braga - Festa Padim da Graça
Atuação do Rancho Folclórico de Samartinho de Tibães de Braga na festa Nossa Sra. da Graça  - Padim da Graça dia 7-4-2024